terça-feira, 21 de março de 2017

Você sabe como são feitas as salsichas?

Há pelo menos seis variações do produto no mercado brasileiro. Salsicha Viena, Frankfurt, Tipo Viena, Tipo Frankfurt, de Carne de Ave, de Peru. Existe uma receita básica e regular aprovada por órgãos competentes. Cada fabricante tem sua versão, que é composta por alguma matéria-prima e técnicas diferentes. A base é quase a mesma e a salsicha pode ser produzida com carne bovina, suína ou de frango. A matéria prima usada para diferenciá-la será decidida pelo fabricante, de acordo com o tipo de produto que deseja oferecer a seus clientes.
A classificação da  salsicha melo Ministério da Agricultura é um “produto cárneo industrializado, obtido da emulsão de carne de uma ou mais espécies de animais de açougue, adicionados de ingredientes, embutido em envoltório natural, ou artificial ou por processo de extrusão, e submetido a um processo térmico adequado”. A emulsão nada mais é do que uma mistura de carne com a umidade de sua gordura – ou uma gordura extra, utilizada no caso de uma carne magra.
Os tipos de carnes usados são os pedaços da desossa ou os recortes de sobras dos cortes, nos açougues e nos supermercados. Aproveita-se ao máximos os “descartes” feitos na hora de separar os cortes. No caso de salsicha de frango, a carne extraída do dorso ou do pescoço da ave. Esses dois são colocados na desossa mecânica e, por pressão, é extraída a carne.
A salsicha, portanto, é fabricada com “a carne obtida por processo mecânico de moagem e separação de ossos de animais de açougue, destinada à elaboração de produtos cárneos específicos”. Uma espécie de "massa de carne", onde se mistura retalhos de carne, gorduras, miúdos, sangue, pele e mais a receita específica e técnica de cada fabricante.

5 comentários:

  1. Isso teoricamente. Matéria incompleta. Não cita os excesso de sal, de gorduras saturadas, e os ingredientes tóxicos cancerigenos que os fabricantes colocam nas salsicas como os nitratos conservantes e o tempero quimico glutamato monossódico.

    ResponderExcluir
  2. Mano. Se a fente ficar se ligando em tudo que se compra pra comeR, vamos morrer de fome. A polícia federa e a jusina federal estão com moral além só que merecem. Sejamos mais críticos. Não confie em tudo que aparece nos noticiários. Sejamos mais críticos. É fácil apontar o dedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc soubesse como se faz salsicha, mortadela e outros embutidos nunca comeria. Trabalhei numa industria famosa multinacional inclusive tem filial no Brasil. Existem corantes considerados por especialistas como cancerígenos chegavam todos os dias carretas de tambores de plásticos de sobras de acçougues de supermercados de 3 estados que eram restos de frangos, perus e carnes de boi com gorduras nevos com gosmas e carnes passadas. Tudo aquilo era jogado num tanquetipo funil de aproximadamente 5 mil litros e era moido numa máquina gigante que caia em outro tanque giratório era acrescentado sal açucar de milho, farinha de soja gelatina pó sen cor e sabor e mais uns dez tipos de quimicas inclusive um conservante proibido na europa. Depois processo de cozimento.Nunca comi uma salsicha ou outro produto daquela fabrica. Há 15 anos nunca mais comi embutidos nenhum.

      Excluir
  3. meus cachorros gostam compro toda semana para eles

    ResponderExcluir
  4. nos comemos merda a vida toda agora que alguém disse oque comemos querem criticar se escandalizar. se não quiser mais comer vai plantar vai criar o bicho vai cuidar ai vc sabe oque come . se não vai continuar a comer reclamar e continuar a comer ate morrer de câncer pelo que comeu ou pelo cigarro ou pela bebida ou por sexo o ser humano se extermina e quer botar a culpa em alguém o homem nem tem dentição para ser carnivoro e ainda quer achar ruim

    ResponderExcluir