quinta-feira, 16 de março de 2017

Cachorros tambem sofrem quando os donos se separam

Terminar um relacionamento é sempre muito difícil para todos os envolvidos. Hoje, a maioria das famílias tem mais cães que filhos e com isso surgiu uma nova preocupação: A forma como fazer o cachorro entender que mamãe e papai não se amam mais.
Cachorros podem sim, ficar bastante estranhos depois de um término. Comportamentos comuns são aumento de agressividade ou então o bicho pode  ficar estranho,  quieto e introspectivo.
É comum que essa mudança seja associada a um processo de luto do cachorro por notar a diferença de comportamento de seus donos. É uma perspectiva bastante humana – e até, de certa forma, verdadeira –, mas a reação do cão tende a ser mais complexa que isso.
Em entrevista à New York Magazine, a cientista Angie Johnson, da Universidade Yale, detalhou o que passa na mente de um cachorro depois de um término – e como os humanos podem ajudar no “processo”.
Em primeiro lugar, é importante saber que bicho sofre por motivos totalmente diferentes dos seus. Enquanto, depois de um pé na bunda, os humanos ouvem música, se distraem ou choram sabendo que o/a ex nunca mais vai voltar, o cão não tem noção do caráter definitivo dessas coisas.
Aos poucos, ele percebe que a pessoa não está mais por perto com tanta frequência, mas, de certa forma, ainda espera que ela apareça eventualmente. Não vai compreender que nunca mais um dos donos vai voltar.
A boa notícia é que, conforme as lágrimas secam  e as coisas vão voltando ao normal, uma nova rotina é criada. O cão volta a se sentir seguro, independente do antigo morador da casa reaparecer ou não. Dá para dizer que, no fim das contas, o cachorro acaba de certa forma tomando partido na separação – geralmente o de quem fica com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário